Uma das maiores dificuldades dos gestores da atualidade, o gerenciamento de custos na nuvem, exige algumas estratégias para um bom desempenho. Conheça as principais.
Você quer transformar seu negócio com total transparência de custos, controle, previsão e otimização da plataforma em nuvem. Cenário perfeito, não é mesmo? Mas não faz a menor ideia de como ou por onde começar. Fique tranquilo, você não está sozinho.
Para te ajudar nessa jornada, separamos as 3 principais dúvidas (e suas respectivas respostas) e também os aprendizados mais importantes para auxiliar você a transformar seus negócios, por meio do gerenciamento e otimização dos seus gastos.
Confira abaixo algumas atividades que você pode fazer hoje mesmo para embarcar em sua jornada de gerenciamento financeiro da nuvem.
As 3 principais dúvidas dos clientes:
1- Por onde começar minha jornada CFM (Cloud Financial Management)?
Para começar, existem seis etapas que você pode seguir para dar início à sua jornada:
a) Propriedade do CFM
Estabeleça um responsável (indivíduo ou equipe) para conduzir as atividades de gerenciamento financeiro na nuvem.
b) Equipe organizacional
Crie uma equipe de Finanças e Tecnologia e estabeleça uma cadência de comunicação regular para criar e manter o alinhamento.
c) Ative a alocação de custos
Implemente uma estrutura de contas e uma estratégia de mensuração para permitir a alocação de custos para linhas de negócios, produtos ou equipes.
d) Visibilidade de custos
Relate os custos da nuvem para as equipes de tecnologia para aumentar a conscientização sobre os custos e estabelecer indicadores de eficiência para as partes interessadas, financeiras e de negócios.
e) Otimização de custos
Aproveite os serviços e ferramentas disponíveis para identificar e implementar oportunidades de redução de custos.
f) Previsão e acompanhamento de custos
Melhore a previsibilidade de custos e monitore as variações de gastos.
Tente identificar em que etapa do processo você está e comece a partir daí. Como alternativa, se achar que está nas últimas etapas, sem implementar totalmente nenhuma das anteriores, recomendamos que você volte e verifique se esses itens estão implementados corretamente. Isso estabelecerá uma base sólida para a construção de uma prática CFM de longo prazo e bem-sucedida.
2- Quais são os elementos centrais para uma prática de CFM bem-sucedida?
As instituições que possuem práticas de CFM maduras têm um processo para avaliar informações de custo e uso de forma regular e com vários níveis de organização. Elas implementaram políticas ou programas para permitir decisões conscientes de custos por equipes de desenvolvimento, finanças e líderes de negócios.
Recomendamos começar cedo e dar pequenos passos por vez, para assim começar o impulsionamento e alavancar o CFM no seu negócio.
3- Quais recursos tenho disponíveis para ajudar a implementar alguns desses itens principais?
O console do AWS Cost Management oferece ferramentas que possibilitam entender seu custo e uso, gerenciar orçamentos e encontrar anomalias de custo, além de fornecer recomendações para otimizar seu gasto e uso da AWS.
Os laboratórios de otimização de custos são bem arquitetados e podem ajudá-lo a começar com instruções, passo a passo.
3 principais aprendizados:
Estabelecer uma prática de CFM é uma maratona, não uma corrida de arrancada.
Uma prática de CFM bem-sucedida requer um trabalho com várias equipes, em várias ferramentas.
Cada organização implementa sua prática de CFM de uma maneira diferente, enfrentando seus desafios únicos.
Conclusão
Se você nasceu na nuvem ou está apenas começando sua jornada de migração para a nuvem, a AWS tem um conjunto de soluções para ajudá-lo a transformar seus negócios com transparência de custos, controle, previsão e otimização.
Comece hoje mesmo e conte com nossa ajuda! A BeOnUp que faz parte do programa de parceiros AWS e possui diversas certificações, validações e qualificações avançadas. Entre em contato e descubra a melhor solução para a sua necessidade, com quem realmente entende do assunto!
Comentários