Seja para planejar seus gastos futuros ou porque você está vendo sua utilização de recursos decolar em virtude de aumento de demanda, selecionamos algumas estratégias que podem te ajudar a otimizar seus custos em nuvem.

A migração para plataformas em nuvem é uma tendência no mundo todo e oferece uma série de vantagens como: agilidade, escalabilidade e resiliência, com acesso aos dados de forma ininterrupta, global e robusta.
Entretanto, se o seu sistema em nuvem não estiver bem ajustado às suas necessidades, ele pode apresentar desequilíbrios que, por sua vez, podem afetar o desempenho e o orçamento.
Pensando nisso, separamos estratégias de otimização de custos que podem ajudar a equilibrar os seus custos em nuvem e que podem exercer um impacto significativo na sua empresa. Confira:
1 - Dimensionar corretamente suas instâncias
A escolha adequada dos recursos provisionados na infraestrutura em nuvem é a primeira etapa da redução de custos. É preciso realizar uma análise inicial das suas instâncias por meio de ferramentas e métricas, com foco em um correto dimensionamento, mantendo o desempenho e a capacidade necessária para o seu trabalho.
O ideal é que você utilize o máximo possível dos recursos computacionais provisionados. Por exemplo, se você coloca uma máquina virtual para ser executada e consome 50% de CPU e 50% de memória, mas você está pagando por ela inteira, há um desperdício de metade do valor dessa máquina virtual. Uma métrica de 80 a 90% de consumo de CPU é um bom parâmetro, claro, respeitando as aplicações desenvolvidas e quais recursos estão sendo usados.
2 - Aumentar a elasticidade
Existem ferramentas e métricas que auxiliam a implementar conceitos de escalabilidade nos ambientes - um dos maiores benefícios do uso da nuvem.
E esse é um benefício que pode ajudar a reduzir custos na sua infraestrutura, já que você pode aumentar ou diminuir o seu uso da nuvem, de acordo com o seu aumento de carga ou picos de utilização. Essa opção pode ainda ser feita de forma automatizada, tendo impacto interessante na redução de custos, já que a utilização é remanejada automaticamente de acordo com a necessidade.
3 - Escolher o modelo de preço certo
Diferentes modelos de cobrança podem ser utilizados em conjunto para uma redução maior de custos. É importante analisar e identificar os modelos que oferecem mais vantagens para o seu tipo de negócio e utilizá-los em conjunto no seu ambiente.
Alguns tipos são: on-demand (preço tabelado), instâncias reservadas - RIs (modelo financeiro com desconto por comprometimento) e spot (disponibilidade de recursos ociosos em formato de leilão).
4 - Utilizar a camada de armazenamento correta
O uso da camada de armazenamento adequada e bem dimensionada traz inúmeros benefícios, especialmente na redução de custos. Diferentes tipos de cargas de trabalho podem utilizar diferentes tipos de camadas de armazenamento.
Existem diversas opções de armazenamento disponíveis e cada uma tem uma utilização específica: para instâncias, objetos e arquivos.
5 - Mecanismos de otimização
A otimização de custos precisa ser um processo constante e contínuo dentro da sua infraestrutura. Porque assim você consegue garantir que projetos antigos estão sendo melhorados e que novos projetos estão sendo criados da maneira adequada.
É importante implementar alguns controles e análises para garantir que tudo seja feito da melhor maneira. Alguns exemplos: tags, definir métricas/objetivos e revisá-los constantemente, criação de arquiteturas com foco em custo e atribuição de responsabilidades de otimização.
6 - Contar com especialistas para te auxiliar na melhor escolha
Com tantas informações específicas na hora de decidir, é interessante contar com o suporte e expertise de especialistas na área, auxiliando na escolha das melhores opções para cada modelo e necessidade de negócio e facilitando assim a sua migração para as nuvens.
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e faça essa jornada com quem realmente entende do assunto!
Commentaires